PROJETO PEDAGÓGICO

 

PARÓDIA  é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade. Aparece como importante elemento no modernismo brasileiro e na Poesia marginal da chamada "Geração mimeógrafo".

  Projeto Paródia Musical

 O presente projeto foi desenvolvida em nossa escola, e contou com a participação de alunos de 4º e 5º anos. Escolhemos a música "Paga Paú" de Fernando e Sorocaba. Levamos alguns dias para concluir a paródia, depois dessa etapa, passamos a ensaiar alguns minutos todos os dias. Meus alunos (5º ano) se dedicaram completamente, foram momentos de empolgação, participação e principalmente, de entusiasmo, onde todos os alunos se envolveram. Foi um trabalho muito proveitoso, com resultados que superaram a minha expectativa. O projeto foi finalizado com uma comemoração entre meus alunos, dentro da sala de aula. Abaixo, a foto de um dos momentos inesquecíveis que passamos juntos...




 Justificativa:

  A finalidade do projeto é estimular nos alunos o gosto pela música, de forma lúdica e prazerosa de modo a desenvolver a linguagem oral e escrita, interação e socialização do grupo  desenvolvendo o  respeito  entre os colegas num trabalho em equipe.

A diferente leitura de gêneros musicais  proporciona ao aluno essa vivência pela riqueza de informações que elas contêm.

Objetivos:

  - Desenvolver: a criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em grupo.

- Conhecer diferentes ritmos musicais.

- Desenvolver no aluno aptidões por alguns gêneros musicais.

- Ler, ouvir e cantar por prazer.

Conteúdo:

  - Ler, interpretar e criar paródia musical.

Procedimento:

- Passar para os alunos um breve resumo sobre o que é paródia.

- Apresentar uma música explicando como pode ser transformada em paródia.

- Pedir aos alunos que formem grupos e que criem paródias inspiradas no tema "meio ambiente"

- Será realizado um concurso de paródia englobando todas as salas do 6º ao 9º ano.

- Haverá uma premiação para a melhor paródia.

  Duração:

- 30 dias

  Avaliação:

Analisar o progresso dos alunos na preparação da atividade proposta bem como a efetiva participação. Os alunos serão avaliados diariamente nas aulas e de acordo com os trabalhos apresentados por eles.

                         


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário